sábado, 20 de fevereiro de 2016

Ainda não foi desta.

Falso alarme. Na segunda-feira, dia 15 acordamos os dois com algum nervosismo. Tomamos o pequeno-almoço sem apetite, no meio de dois dedos de conversa. Os pensamentos já estavam centrados na Matilde. Como combinado, chegamos à urgência às 8.30 em ponto, fizemos a ficha e 5 minutos depois, a mãe Mónica já estava a ser chamada. Fiquei sentado num banco, cá fora, a pedir a Deus para que tudo corresse bem. 15 Minutos depois a Mãe Mónica voltou para junto de mim. Já tinha feito as análises, um CTG e agora só faltava esperar pela Médica. Passados 10 minutos voltou a ser chamada. A médica fez-lhe uma ECO e concluiu que não havia necessidade de induzir o parto, porque estava tudo, naturalmente bem. A Matilde poderia vir a este mundo de forma natural, não havia nada que justificasse a indução do parto. Hoje é dia 20, ainda não nasceu. Dia 22 faz as 40 semanas e estamos outra vez convocados a comparecer no hospital. Será que é desta? 

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Eco 4D

 
            Pensávamos que a eco 4D iria ter uma definição boa, que permitisse ver com alguma nitidez a cara da bebé, mas a Matilde mostrou que é envergonhada e nunca tirou as mãos da frente. Tivemos pena..:( . Segunda-Feira dia 15, perfaz 39 semanas e a médica acha por bem induzir o parto. Será, possivelmente através de injeção de Ocitocina por via endovenosa e ao longo das varias fases do trabalho de parto. A Ocitocina é uma hormona segregada pelo hipotálamo que provoca as contrações uterinas durante o parto e estimula a expulsão ou dequitadura da placenta ( etapa final do parto que dura entre 10 a 30 minutos).No nosso caso, porque quando há sinais de insuficiência placentária ( motivo para crer que a placenta se tornou insuficiente para alimentar e fornecer o oxigénio necessário para garantir o bem estar do bebé). No parto induzido, a Mónica irá manter-se  consciente durante todo o processo e fazer todos os exercícios respiratórios e empurrar o bebé ao seu próprio ritmo. O parto decorre como um parto normal mas as fases do trabalho de parto são mais rápidas. Poderá ser realizada a analgesia epidural para controlo da dor, à semelhança de um parto normal.  Está quase. Hoje já é Sábado. J



 
  

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Ultimo CTG


Hoje, depois da alta Hospitalar fomos fazer mais um CTG e uma Eco. Como previsto, estava tudo bem. A médica ficou contente e nós também. Segunda-Feira faz 38 semanas e vamos fazer uma Eco 4D, para ficarmos com uma boa recordação da Matilde, ainda dentro da barriga da Mãe.

Alta Hospitalar


          Depois do susto veio finalmente o alívio. Está tudo bem com a Mãe Mónica e a bebé Matilde.
       Como referi, a Mãe Mónica foi internada por precaução. A médica achava que a placenta já não estava a ter um bom desempenho, na sua função de alimentar a Matilde. A placenta pode ser classificada em quatro níveis conforme a sua calcificação, ou seja, conforme o seu estado de envelhecimento. O normal é que no primeiro trimestre de gravidez, a placenta esteja no grau 0, o que quer dizer que apresenta uma textura homogénea. No segundo trimestre, a placenta costuma apresentar o grau I – algumas calcificações e textura ondulada. No último mês de gestação, a placenta atinge o grau II, que significa uma calcificação já bastante acentuada, mas que se considera dentro dos parâmetros normais. Poucas placentas chegam à fase de termo da gravidez no grau III, em que a calcificação é generalizada, dando a impressão de haver um anel à sua volta. Se for a partir das 35 semanas, não há motivo para preocupações. Às vezes, embora raramente, a placenta pode ganhar calcificações precocemente e deixar de cumprir as suas funções. Sem os nutrientes necessários, o bebé pode ter um crescimento e desenvolvimento mais lento. Se o crescimento do bebé ficar comprometido é razão para antecipar o parto.   Graças a Deus não foi necessário. A Matilde engordou duzentos gramas numa semana. Com 37 semanas está com 2.817 kg. A Mãe Mónica é sem duvida uma das grávidas mais bonitas que já vi. E eu, um pai vaidoso com as suas meninas. :)

A mãe Mónica esta linda